terça-feira, 26 de agosto de 2008

IMAGEM DOS POVOS

* retirado do site


O IMAGEM DOS POVOS é uma Mostra Audiovisual que reúne anualmente obras e artistas oriundos de um país e de uma região do Brasil,convidando-os para um encontro em Minas Gerais, com a nossa cultura ,com nossos criadores e com nosso público.

Interessa, neste encontro,o estabelecimento de um diálogo criativo com os diversos modos do fazer artístico presentes nas diferentes culturas.

Pressupõem-se que o intercâmbio entre culturas seja um instrumento para construção de uma relação entre os homens mais justa , plural e tolerante .

Em 2008 serão contemplados as produções do Japão e da Amazônia e as interlocuções artísticas possíveis entre e com estes dois lugares.

Em sua quarta edição o IMAGEM DOS POVOS dá seqüência às ações realizadas desde 2005.

O primeiro encontro abordou a produção audiovisual de Minas Gerais e da Nova Zelândia; o segundo a da Índia e do Rio Grande do Sul, e o terceiro a da China e de Pernambuco.

A participação em todas as atividades previstas pelo IMAGEM DOS POVOS será gratuita, em consonância com os compromissos de democratização do acesso aos bens culturais e formação de novos públicos.


Em 2008 comemora-se o centenário do início da imigração japonesa para o Brasil, e o Imagem dos Povos joga seu foco sobre a produção audiovisual do Japão.

O Japão conta com uma produção expressiva que influenciou gerações de cineastas no mundo inclusive o cinema novo brasileiro e segue hoje na vanguarda ocupando todas as janelas possíveis de exibição.

A produção cinematográfica japonesa tem inicio em 1899 com o documentário de curta-metragem Geisha No Teodori.

As primeiras obras de ficção são transposições cinematográficas do teatro kabuki, muito dramático e sensível. Como essas obras eram gravadas sem som, as narrações eram feitas pelos benshi (narradores) ao vivo. Por esta característica o cinema mudo no Japão permaneceu vigoroso até os anos 30. E é este estilo de cinema que acompanhou os imigrantes japoneses para o Brasil.Uma homenagem aos benshi esta programada com a exibição e narração ao vivo do filme Feiticeira das Águas , 1933, de Kenji Mizoguchi.

Na programação será dado destaque especial para as novas tendências do cinema japonês representadas por Ryuichi Hiroki , Masahiro Kobayashi e Naomi Kawase.

Esta previsto também um programa dedicado á Animação e outro de documentários com destaque para o cineasta OKAMURA ,japonês residente no Brasil com ampla cinematografia inclusive diversos documentários produzidos para a Televisão Japonesa sobre a migração e a presença japonesa na Amazônia nunca exibidos no Brasil .


A Amazônia, tem recebido ,nos últimos anos, produções audiovisuais mundiais e nacionais; e sediado importantes festivais como o Amazonas Film Festival ;o Festival Um Amazonas; o Festival de Belém do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental .

Em 2001, foi criado o Amazon Film Commission como forma de integrar produtores e profissionais locais a realizações nacionais e internacionais e também estimular a produção local, predominantemente composta de curta metragens , produções dos povos da floresta, e uma gama variada de documentários.

Minas Gerais, estado anfitrião e foco central das ações do projeto, voltadas para a circulação das obras audiovisuais, também estará presente com uma seleção da sua recente produção.

A curadoria dos programas esta sendo feita por realizadores e críticos convidados, em conjunto com a coordenação do IMAGEM DOS POVOS.

Para a curadoria do programa Japão contamos com a colaboração da escritora e mestre em Literatura e Cultura Japonesa Donatella Natilli; de Cristiane Sato autora do livro "JAPOP: O Poder da Cultura Pop Japonesa"; do escritor e criticode cinema do Japan Times Mark Schilling .

Para a curadoria do programa Amazônia convidamos Sérgio Andrade produtor, cineasta e durante 7 anos gerente do Film Commission do Amazonas.

Em BH a mostra vai estar do dia 27 ao dia 31 de agosto sendo exibida no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

para conferir o site do projeto e a programação de BH clique aqui.

Postado por: Felipe Ávila

Nenhum comentário: